terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tudo bem... vamos do início. As Notas musicais!


Acho que quase todo mundo conhece as "sete" notas musicais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. O que algumas pessoas não sabem é que existem notas acidentadas, ou seja, carregam consigo um "#" (sustenido) ou um "b" (bemol). Para exemplificar, vou utilizar a Escala Cromática, ou seja, com todas as notas.

Dó - Dó# - Ré - Ré# - Mi - Fá - Fá# - Sol - Sol# - Lá - Lá# - Si - Dó.
                                              
                                               OU   

 Dó - b - Ré - Mib - Mi - Fá - Solb - Sol - b - Lá - Sib - Si - Dó.

Note que existem dois casos em que o acidente não foi colocado. São eles: o intervalo entre a nota Mi e a nota Fá, e o intervalo entra as notas Si e Dó. Nestes casos ocorre o que chamamos de Enarmonia,  que nada mais é do que, duas notas com nomes diferentes, que na pratica produzem o mesmo som e que ficam, com raras exceções, localizadas nas mesmas teclas ou posições nos intrumentos.     

Exemplo:
Si# e   produzem o mesmo som.
Si e b     produzem o mesmo som.
Mi# e  produzem o mesmo som.
b  e Mi  produzem o mesmo som.

Este “fenômeno”  também ocorre com as notas acidentadas localizadas entre as mesmas notas naturais. Exemplo:   Dó - Dó# - Ré  = Dó - b - Ré. Assim sendo, Dó# e Réb  produzem o mesmo som.

Portanto, diferente do que se podia imaginar, ao invés de 7 notas temos 12, sendo que algumas podem ser chamadas de duas formas.  

2 comentários:

  1. Simples! porem claro e objetivo no assunto, parabéns. gostei ...

    ResponderExcluir