sábado, 17 de dezembro de 2011

Cadência Perfeita


         É a cadência com maior força de atração. Ela é constituída pela seguinte progressão harmônica: V  -  I
         
        Se for antecedida pelo grau IV ou IIm, a cadência recebe o nome de autêntica. 
Ex: IV  -  V  -  I    ou    IIm   -   V   -   I

Obs: Se o grau V vier com uma sétima adicionada ( V7 ) a cadência terá mais "força". 

Ex:  G7  -  C  
        V7      I


Exemplos Práticos: 




 Piano Bar


Tom:  E
  E             B                   G#
  O que você me pede e eu não posso fazer
    C#m          E                A
  Assim você me perde,e eu perco você
          G#m           C#m
  Como um barco perde o rumo
           F#m         B             E (cadência IIm - V - I ) 
  Como uma árvore no outono perde a cor





Batendo água
    
Tom:  G

Intro: G D7 Am D7 G Am D7 G
     G
Meu poncho "emponcha" lonjuras batendo água
    Am7                                D7
E as águas que eu trago nele eram pra mim

Asas de noite em meus ombros sobrando casa
 C                    D7               G = IV - V7 - I
Longe "das casa" ombreada a barro e capim 






2 comentários:

  1. Muito bom! Explicações simples e objetivas, com bons exemplos "auditivos" que é o que mais importa. Obrigado!

    ResponderExcluir