terça-feira, 6 de dezembro de 2011

E a Partitura?


O Pentagrama

O Pentagrama nada mais é do que cinco linhas e quatro espaços onde as notas são grafadas. 

Obs: As linhas e os espaços são contados de baixo para cima.
       Observe que somente a presença das linhas não nos diz nada a respeito de que notas elas representam.


As Claves


As Claves têm a função de dar nome às linhas e, conseqüentemente, aos espaços.

A Clave de Sol

         A Clave de Sol, normalmente, é colocada no Pentagrama de forma que a segunda linha atravesse sua “região principal” e passe a representar a nota sol (mesmo nome da clave).


As Notas no Pentagrama com a Clave de Sol


video

2 comentários:

  1. Olá, sr. Meu nome é Lucas, e eu gostaria de saber uma coisa. Veja bem, no vídeo vc postou as notas numa partitura, mas em muitos casos ela não vem "com uma bolinha só no pentagrama", no grosso modo de dizer. Geralmente, aparece um "pauzinho" acompanhado de outras bolinhas, como um cacho de uva. Nesses casos, como se toca?


    Gostei muito do blog, inclusive sobre bandolim, que salvou o $$ que gastei comprando um.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucas! Então, as bolinhas que eu usei no vídeo se chamam semibreve. Estas notas são as de maior duração(em termos de sustentação do som) que temos na notação atual. Os "pauzinhos" são chamados de hastes e,junto com os colchetes (bandeirinhas,servem para diferenciar o ritmo das notas. No caso do vídeo todas tem o mesmo ritmo, por isso são iguais. Quando aparecem várias bolinhas (cabeças de notas) presas à uma só haste significa que você tem que tocá-las ao mesmo tempo, isso é um acorde ou um intervalo harmônico. Para melhor esclarecer, farei o mais rápido possível uma postagem sobre o assunto.
    Obrigado por visitar o meu blog!

    ResponderExcluir