domingo, 8 de janeiro de 2012

Como mudar o tom de uma música


Sabe aquela canção que você nunca canta porque é muito aguda ou muito grave pra sua voz?
Relaxa......... pra quase tudo tem um jeito. Vamos mudar o tom dessa canção!

Algumas regrinhas:

·         Todo acorde maior permanecerá maior;
·         Todo acorde menor permanecerá menor;
·         Conserve as dissonâncias ( o que tem 7ª, 5ª+, 4ª etc. permanecerá assim).

Vamos para a prática. Para isso, tenha à mãos a escala cromática:

C  -   C#  -  D  -  D#  - E  - F  - F#  -  G  -   G# -   A -  A#  - B  -  C

Ou 

C   - Db  -  D  - E  -  E  - F   - G G   - Ab  -  A -  Bb -  B - C

 Obs: A escala cromática é organizada em semitons (1/2 tom).
         O agudo fica para a direita, o grave, para a esquerda.

Observe o seguinte trecho, vamos reescrevê-lo 1 tom acima, ou seja,  mais agudo.


Por onde andei    ( Nando Reis)

Tom:  C 
            C  
Desculpe estou um pouco atrasado   
       G  
Mas espero que ainda de tempo  
      Dm                          F  
De dizer que andei errado e eu entendo    
 
               A sequência dos acordes é C, G, Dm , F. 
 
               Vamos à escala e somaremos 1tom à cada nota(acorde): 
 
C  -   C#  -  D  -  D#  - E  - F  - F#  -  G  -   G# -   A -  A#  - B  -  C
 
C + 1tom = D
G + 1tom = A
Dm + 1tom = Em
F + 1tom = G

Feito isso, temos o trecho harmonizado 1tom acima. Observe.

Por onde andei

    
Tom:  D
            D  
Desculpe estou um pouco atrasado   
       A  
Mas espero que ainda de tempo  
      Em                          G  
De dizer que andei errado e eu entendo   
 
E se quisermos a canção 2 tons abaixo? O processo é o mesmo, porém contaremos os tons  na direção contrária.

C  -   C#  -  D  -  D#  - E  - F  - F#  -  G  -   G# -   A -  A#  - B  -  C

C  – 2tons  = G#
G  – 2tons  = D#
Dm  – 2tons  =A#m
F – 2tons  = C#

Observe:

Por onde andei
    
Tom:  G#
            G#  
Desculpe estou um pouco atrasado   
       D#  
Mas espero que ainda de tempo  
      A#m                          C#  
De dizer que andei errado e eu entendo   


3 comentários:

  1. Olá, pra legal o seu método de o tom das músicas, mas acho que "faltou" um jeito aí, considerando que devo mudar uma música de G para C, pra não fazer uma conta "grande" de descer tom por tom, podemos pegar a cadência, ou estrutura dos graus do tom por exemplo: a música é C - D - G, em graus pode ficar em IV - V - I, com isso posso colocar o tom que eu quiser sabendo seu respectivos graus!
    Parabéns pelo blog, e se eu estiver errado por favor me corriga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certo sim. Nesta postagem eu preferi não fazer a abordagem por grau. Fica pra uma próxima. Muito obrigado pela sugestão e por visitar o blog!

      Excluir
  2. Obrigada pela explicação. Você colocou de uma maneira mais clara. Obrigada

    ResponderExcluir